Supervisão Bancária, Banif

É surpreendente ver como o tema da supervisão bancária está a ser usado para o combate político.

Os governos dos países periféricos não mandam nada na supervisão bancária e ainda muito menos têm capacidade pGréciaara nomear ou demitir o governado do “banco central” de seus países.

O único Banco Central da zona euro é o BCE, que tem sucursais nos países que aderiram ao euro. Essas sucursais não têm poder para tomar decisões que não estejam definidas à priori pelo BCE.

A Lei dos referidos países não reza esta realidade, mas isso é mais um faz-de-conta para continuarmos a pensar de que estamos em democracia
.
O António Costa pode demitir o Presidente do Banco de Portugal. A seguir deve fazer as malas pois será ele próprio demitido.

Anúncios

2 comentários a “Supervisão Bancária, Banif”

  1. Sei muito pouco sobre supervisão bancária, Até há pouco tempo pensava que o Banco de Portugal respondia ao Governo eleito e só podia tomar decisões que o Governo aceitasse e, para isso, o Governador era escolhido e nomeado pelo governo.
    Dizes tu que o único banco central na zona euro é o BCE e que o BP terá de actuar conforme as suas directivas. Isso pode ser verdade, mas não estou a ver o Deutsche Bank a obedecer cegamente às ordens do BCE…por isso, e por extensão , o BP pode não seguir certas ordens, que ninguém poderá fazer nada contra isso…
    O que acontece neste caso é que o governador Carlos Costa estava a
    seguir os desejos do governo que o nomeou e agora, com a mudança de orientação governamental, encontra-se em dificuldades para explicar certas decisões que, quase certamente, não foram dele mas de alguém ( Gov. anterior ou BCE ) e que não lhes convém que se saiba.
    Por isso, agora, o Costa tem as costas largas…

    Gostar

    1. Caro Thegard… tudo o que eu disse referia-se a “Países Periféricos”. O Deutsche Bank não pertence a um país periférico. O Carlos Costa foi nomeado pelo Passos Coelho após aprovação do nome pelo BCE. O mesmo já tinha acontecido com Vitor Constâncio, que fez a bacorada que fez com o BPN e de seguida foi promovido. Também Vitor Gaspar foi imposto pelo BCE e promovido para o FMI depois de ter cumprido a missão de obrigar os bancos comerciais portugueses a comprarem a dívida soberana portuguesa que os bancos europeus tinham em carteira. A Maria Luisa Albuquerque foi sugerida pelo Vitor Gaspar, e foi ao beija-mão a Bruxelas antes de ser chamada para o cargo…
      Os governos dos países periféricos são governos da treta, só para dar a impressão de que se trata de países democráticos.
      Com o Reino Unido já é diferente, pois trata-se do 52º estado norte americano! UMA PERFEITA VERGONHA!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s