Vícios Privados, Públicas Virtudes…

huawei comunicações

“EUA pressionam Portugal para excluir chineses como a Huawei do 5G” noticia o DN de ontem.

Querem os nossos “parceiros” ocidentais que, nos novos contratos de aquisição de equipamentos de transmissão de dados e software associado, utilizemos somente marcas acreditadas pelos EUA, pois os equipamentos dessas marcas garantem a confidencialidade da informação que neles circula. Dizem eles. Públicas Virtudes.

Porém sabemos que os recentes escândalos com quebra de confidencialidade como foram os casos “Panamá Pepers” (2016) e “Paradise Papers” (2019) foram possíveis devido a fragilidades de segurança dos equipamentos e software das marcas que agora os EUA estão a aconselhar… versões 3G e 4G.

Em política, o que parece costuma ser, e desta vez parece que os países ocidentais desejam que a próxima geração de equipamentos que implementarão a novíssima versão 5G na NOS, Vodafone, Meo, etc., seja muito mais robusta quanto à confidencialidade dos dados que nela circulam. E acusam os equipamentos feitos e controlados por países orientais de não terem essas características.

Até parece que os países ocidentais não querem que se repita no futuro escândalos como os acima referidos. Neles ficou evidente, por exemplo, que empresas ocidentais lavavam quantidades enormes de dinheiro em paraísos fiscais ou fugiam ao fisco em grande estilo. Vícios Privados.

Leiam aqui:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.