Dia Internacional da Mulher

dia da mulher

Ontem, dia 8 de Março, tivemos uma notícia boa e tivemos uma notícia má.

As duas notícias parecem contraditórias pois, se portugal fica muito bem posicionado na estatística da OCDE (5º lugar), não parece muito credível que a diferença salarial em tarefas iguais seja tão alta (14%). Até porque tanto homens como mulheres ganham muito pouco. A média de salários é pouco acima do valor do salário mínimo obrigatório.

Quanto a mim essa diferença deve dever-se à atividade económica. Não me parece credível que na fábrica de confeções da figura haja um homem sentado frente a uma máquina de costura que, só por ser homem, o patrão lhe pague mais que às mulheres.

Além disso, sobretudo nos níveis de qualificação baixos, quando homens e mulheres trabalham inscritos na folha de férias na mesma categoria profissional, é natural que seja pedido aos homens tarefas suplementares que implicam o uso de maior força física. Nestas casos os patrões não têm dúvida em escolher homens, e pagar-lhes um pouco mais.

Um pensamento em “Dia Internacional da Mulher”

  1. Manel, Penso que nunca se alcançará a igualdade de género na sua totalidade, mas as coisas estão a mover-se nesse sentido, a situação actual de Portugal é muito melhor agora do que era quando eu tinha 18 anos e andava na Faculdade em que as alunas não podiam entrar com calças ou mini-saias. Todavia, a legislação não faz distinção entre sexos, a implementação é uma coisa diferente, aí a porca torce o rabo, aí as resistências são de natureza social e, muitas vezes, a culpa é da própria mulher que aceita para si o que é inaceitável.

    toufeito escreveu em sáb, 9/03/2019 às 10:59 :

    > > Manuel Vicente Galvão posted: ” Ontem, dia 8 de Março, tivemos uma notícia > boa e tivemos uma notícia má. As duas notícias parecem contraditórias pois, > se portugal fica muito bem posicionado na estatística da OCDE (5º lugar) > não parece muito credível que a diferença salarial em tarefa” >

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.