Boeing 737 Max 8

Eu conto a história assim:

boing 737 max 8

A maior e mais experiente fábrica de aviões comerciais do Mundo concebe, fabrica protótipos e testa uma versão nova de aviões tipo 7XX, o Boing 737 MAX-8. Este modelo é publicitado como sendo mais leve, mas facilmente manobrável, e como tendo menor consumo de combustível, comparado com todos os outros modelos da gama 7XX, que existe desde 1968.

Após passar todos os testes de segurança (feitos durante 2 anos, 2016 a 2017), e testes de fiabilidade e consumo, segundo os mais apertados critérios de qualidade, o novo modelo é considerado apto para fabrico em série.

A Boing recebeu encomendas de 4.316 aviões deste modelo, com valor de venda unitário       US$112.000.000 (!). A primeira entrega foi feita em 2017. O primeiro voo comercial deste modelo foi feito ao serviço da companhia de aviação Malindo Air em 22/05/2017 (Indonésia).

Em 28/10/2018 cai o primeiro avião deste modelo, no mar de Java, Indonésia, 13 minutos após a descolagem. O avião voava pela Lion Air, empresa de aviação “Low Cost” que esteve proibida de voar para a Europa até 2016, por alegadamente descurar procedimentos de manutenção. 178 mortos!

Em 10/03/2019 cai o segundo avião deste modelo, na Etiópia, 6 minutos após a descolagem. O avião voava pela Ethiopian Airlines, parceira da TAP na Star Alliance, 157 mortos!

335 são o número de vítimas que este modelo de avião fez em menos de 6 meses…

Formação deficiente dos pilotos ?, sabotagem na linha de produção ? “Bug” de software ?

A última é a mais provável, pois, por muito que se teste as diversas situações em que uma aeronave pode voar, há sempre uma situação ou outra que não são testadas…

O “pessoal” das linhas aéreas está em pânico. Não é caso para menos. Qual será o próximo a despenhar-se ?.

As ações da Boeing descem de valor, a pique! O modelo Max-8 morreu à nascença…

Veja aquiaqui eaqui.

Um pensamento em “Boeing 737 Max 8”

  1. Pois é, Manel, o avião deve ter qualquer problema grave. Li no Guardian que dois pilotos americanos relataram às autoridades da aeronautica que, quando ligaram o piloto automático, imediatamente o avião virou o nariz para o chão e caiu milhares de pés em um ou dois minutos, momento em que desligaram o piloto automático e conseguiram comandar o avião novamente .Nada foi feito, até agora…

    toufeito escreveu no dia quarta, 13/03/2019 à(s) 15:43:

    > Manuel Vicente Galvão posted: “Eu conto a história assim: A maior e mais > experiente fábrica de aviões comerciais do Mundo concebe, fabrica > protótipos e testa uma versão nova de aviões tipo 7XX, o Boing 737 MAX-8. > Este modelo é publicitado como sendo mais leve, mas facilmente manobrá” >

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.