Argélia

Em dezembro de 1991 houve eleições legislativas na Argélia. Na primeira volta ganharam os islamitas da Frente de Salvação Islâmica. Tudo levava a crer que “aqui tão perto” seria criado mais um estado Islâmico, o que provocou alarme geral em toda a Europa.argélia manif

Dias depois, as eleições foram canceladas pelo Governo Argelino, e os militares tomaram o poder, comandados pelo General Liamine Zéroual, o novo presidente da república. A caça-às-Bruxas que se seguiu fez 80.000 mortos. Vários grupos rebeldes lançam guerra de guerrilha aos militares no poder.

Lembro-me perfeitamente da surpresa que tive quando vi noticiado o resultado das eleições e depois o cancelamento… e lembro-me da indignação que senti quando me apercebi que todos os governos, jornais, televisões dos países democráticos europeus estavam assobiando para o lado, ignorando o cancelamento de eleições ganhas de forma limpa por um partido argelino, legalmente constituído….

Até que, em 1999, houve de novo eleições para a presidência da república. Ganhou Abdelaziz Bouteflika, um civil que amnistiou muitos rebeldes, ganhando a popularidade que lhe valeu reeleições sucessivas até hoje (primavera de 2019).

Hoje, aos 85 anos, internado num hospital suíço a recuperar de uma cirurgia, mesmo assim, Bouteflika concorre de novo às eleições 2019 para presidência da república, mas os argelinos estão fartos dele…

Enormes manifestações enchem as ruas de Argel, exigindo eleições livres, com palavras de ordem contra a Frente Nacional de Libertação, ainda no poder.

Argélia

Tudo leva a crer que a Europa Unida terá em breve, a sul, muitas Turquias, com cidadãos ocidentalizados nas grandes cidades e muçulmanos convictos na província…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.