Rota da Seda

rota da seda antes depois

O protecionismo que Trump faz à indústria dos EUA, está a fazer com que a China procure novos países para onde encaminhar suas exportações. Nada mais natural que esta proponha  construir meios de comunicação que dinamizem as relações comerciais com esses países. Nada mais natural que esses países ajudem nesse esforço de construção.

constantino I bizantino

Na realidade, o que a China está a propor é que se monte um esquema semelhante ao que Constantino I ajudou a criar; uma rota de mercadorias, de estradas e mares seguros, contra assaltantes e piratas, que dinamizou o comércio entre o florescente Império Bizantino e a China. A esse esquema chamou-se mais tarde a Rota da Seda.

De facto, por muito que se diga, a Europa Ocidental é hoje o maior produtor de bens e serviços do mundo (com excepto do armamento) , ultrapassando já os EUA e o Japão. Faz sentido montar uma Nova Rota da Seda.

A Alemanha de Merkel apoia. 
A Europa de Oettinger é contra!

A Itália do siciliano Sergio Mattarella  também apoia.

Por cá, nota-se ambiguidade, por causa do “amigo americano”, digo eu… É que  os norte americanos são contra. Porém, o Porto de Sines acabará por falar mais alto, espero.

Os Britânicos vão certamente arrepender-se do Brexit, se ele chegar a ocorrer. É que a tradicional aliança EUA-GB sempre se fez sob o signo da Commonwealth, e essa comunidade de interesses económicos está a ser substituída pela rede de interesses chineses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.