Trotinetes e afins

A modatrotinetes da mobilidade verde partilhada pegou. As autoridades das grandes cidades, desejosas de contribuir para a diminuição da poluição, são obrigadas a aderir às inovações que aparecem todos os dias. Porém, todas as coisas boas têm o seu lado mau, que só agora começa a mostrar-se aos responsáveis dos municípios; trotinetes e bicicletas obstruindo a via pública, acidentes aonde não se sabe quem é o culpado, ou se o seguro cobrirá os danos, capacete ou não capacete, etc.

Em Paris estes veículos já são 15.000, e serão 40.000 em breve… a “Mairie”, para estancar a sangria, vai taxar as empresas  (20€/ano/veículo) que prestam este serviço, mas atenção, as empresas que obrigam os clientes a deixar os veículos em estacionamentos próprios, não serão taxadas – acho bem. Números redondos 800.000€/ano (!).

 Em Lisboa os números são bem mais modestos; existem 5.000 “máquinas” mais um número indeterminado de bicicletas elétricas partilhadas. Para evitar o crescimento desordenado dos inconvenientes acima referidos, a Câmara Municipal está a pensar criar lugares de estacionamento só para estes veículos, roubando espaço ao estacionamento automóvel atual.

Tudo leva a crer que se pretende “viciar” os autarcas nesta lógica de locomoção (viajar na cidade em veículos partilhados) para depois introduzir os automóveis elétricos partilhados, com estacionamentos dedicados, equipados com carregador de baterias. Estaciona de borla, mas o carregamento da bateria é pago (!).

Que se cuidem os proprietários de automóveis a gasolina ou diesel, vão ver reduzir-se drasticamente os seus habituais lugares de estacionamento e vão ser impedidos de circular em zonas da cidade cada vez maiores. A bem do Planeta!

Então estarão criadas as condições ideais para o aparecimento de uma extensão do  Big Brother II.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.