Planeta ameaçado…

sistema solar

1 barril contém cerca de 150 Kg. de petróleo. A extração mundial deste produto é de 97.360.000 barris por dia. Portanto 14,6 milhões de toneladas saem TODOS OS DIAS das profundezas da terra para a superfície (5,3 mil milhões por ano). Ou seja, cerca de 500.000 camiões cisterna, dos grandes, POR DIA.

(5,3 mil milhões de toneladas por ano).

E o Gás Natural? E o Carvão mineral, e a energia atómica? E os milhões de cabeças de gado a produzirem metano no Brasil, Argentina, EUA?

Negar a origem antropogénica do aquecimento global, parece uma atitude temerária, face a estes números. Sobretudo porque se sabe que há 500 anos estes números eram ZERO.

No passado dia 6 a GIEC da biodiversidade (Plataforma Intergovernamental e Científica para a Diversidade e Serviços Ecosistémicos) emitiu um relatório que, entre outras informações bombásticas prevê que num período de (só) centenas de anos haja uma hecatombe na biodiversidade do nosso planeta Terra.

Centenas de anos são décimos de segundo (à nossa escala) comparados com o número de anos que decorreu desde a última hecatombe semelhante que ocorreu neste planeta, 65.000.000 de anos atrás, quando os dinossauros e mais de 95% da biodiversidade desapareceram da superfície da Terra. Nessa era remota não havia homens. Só havia Sol e planetas à sua volta, e mesmo assim a hecatombe deu-se…

Agora já não sei bem se negar a origem antropogénica do aquecimento global é uma atitude racional ou não… mas agrada-me que a previsão catastrófica seja para daqui a centenas de anos, quando eu já estiver a “fazer tijolo”…

Um pensamento em “Planeta ameaçado…”

  1. Manel, Não podemos negar que o Homem é o culpado das transformações catastróficas que o nosso planeta está a sofrer. Se no passado remoto não existia o ser humano, outra causa existiu e eu penso que foi a queda de um meteorito gigantesco. A vida humana vai exigir o fim do capitalismo e isso é o futuro…não será no nosso tempo, mas as mudanças estão a começar agora…

    toufeito escreveu em qua, 8/05/2019 às 09:01 :

    > Manuel Vicente Galvão posted: ” 1 barril contém cerca de 150 Kg. de > petróleo. A extração mundial deste produto é de 97.360.000 barris por dia. > Portanto 14,6 milhões de toneladas saem TODOS OS DIAS das profundezas da > terra para a superfície (5,3 mil milhões por ano). Ou seja, cerca de ” >

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.