Para início de conversa digo-vos que cada garrafa de 33 cl de cola-cola contém pelo menos 35g de açúcar! Isto é, contém o equivalente a 8 (oito) pacotinhos de açúcar daqueles que se põem na “bica”.
Nos últimos 20 anos os artigos em revistas, jornais, e programas de televisão, que abordam o tema de alimentação relacionada com a obesidade, são unânimes a aconselhar as pessoas diminuir o consumo de açúcar, se não querem engordar.
Porém, recentemente, apareceram em França uns estudos que contrariam essa ideia. Dizem praticamente que a obesidade não tem nada a ver com a ingestão de açúcar, mas sim com a falta de exercício…
O jornal “Le Monde” desconfiou de “marosca” e investigou. A conclusão mais bombástica que se pode tirar do relatório dessa investigação é que a Multinacional Coca-Cola financiou estudos de conhecidos médicos franceses especialistas nas áreas de nutrição e obesidade, pagando-lhe somas que parecem ser astronómicas para que eles assinassem relatórios que concluíssem não estar a ingestão de açúcar assim tão relacionada com a obesidade.
Custaram esses estudos €8.000.000,00, nos últimos 8 anos.
Falta saber quanto recebeu cada um desses conhecidos médicos especialistas.
A série televisiva “Jogos de Poder”, no Canal 2, explica bem como isto funciona.
As fake-news podem causar danos consideráveis numa sociedade…