Morto por ter cão, morto por não o ter…

corona

Um cientista, médico de uma universidade norte americana, foi há pouco (28/03/2020, às 13 horas) entrevistado na CNN e disse o seguinte:

A morbilidade do Covi-19 tem sido calculada assim:

[número de mortos/número de infetados]

Ora, nós não sabemos o valor correto do denominador, pois muitíssimas pessoas podem ser portadores do vírus e não o saberem, isto é, podem estar infetadas sem o saber (os assintomáticos).

Isto prova que a morbilidade deste vírus é muito menor que os 3%-4% que têm sido calculados pelas autoridades.

Para que fosse possível calcular este rácio de uma forma mais precisa, os governos deveriam lançar um inquérito por amostragem representativa, fazendo testes às pessoas que caíssem na amostra, e de seguida inferir o valor mais correto da morbilidade.

Por outro lado as medidas de restrição à circulação de pessoas, encerramento de unidades produtivas, etc., sabe-se que vão provocar uma recessão económica de dimensão incalculável. Seguramente muito mais grave que a recente recessão conhecida por Subprime.

Esta recessão, que será conhecida certamente por Recessão Covid-19, vai criar condições de sobrevivência humana muito más, sobretudo às classes mais desfavorecidas, e com isso, morrerão milhões de pessoas. Essas mortes devem ser consideradas mortes indiretas do Covid-19 e, fazendo as contas, o valor final da morbilidade só pode subir. Fórmula:

[(número de mortos durante a epidemia + mortes da recessão)/número total de infetados]

Portanto não será assim tão estúpido defender a diminuição do rigor do confinamento em ordem a atenuar o impacto negativo na economia.

É claro que o número de mortes durante a epidemia vai ficar conotado com a habilidade ou inabilidade que o governo teve nas medidas que tomou para a combater, ao passo que as mortes durante a recessão vão ser consideradas por motivos económicos, sendo que os governos não tiveram meios para as combater.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.