Uber – foi você que chamou um táxi?

 

O caso Uber é mais um exemplo do que acontece quando se deixa à iniciativa privada de certo tipo de portugueses a tarefa de fornecer produtos e serviços aos indígenas e aos turistas.

Carros velhos e sujos (por fora e por dentro), motoristas com roupas mal cuidadas e a barba por fazer…Uber taxi

E poluentes! – os táxis não são obrigados a ter catalisador ou filtro de partículas para poderem circular no centro de Lisboa. Os carros particulares que estejam nessas condições podem ser multados.

E os empresários? – Uma vez que o taxímetro não serve para verificação fiscal, toca a induzir os motoristas a fazerem vista grossa a passarem faturas. Depois, quando chega o fim do mês, o contabilista da especialidade lhes dirá que valore de gasóleo consumido deverão inscrever na contabilidade para que seja compatível com o valor de receitas martelado!

É uma boa ocasião para o Governo pôr ordem neste estado de coisas. Isto é, concessão de subsídios para porém os carrinhos apresentáveis e para comprarem sistemas antipoluição e  taxímetros com emissão automática de fatura (com o velho IVA incluído), a qual é enviada automaticamente para as Finanças. Se o táxi foi chamado através da Uber pode faturar a tarifa mais alta, mas sujeita-se à classificação que o cliente quiser dar ao conjunto viatura-condutor.

Penso que a ideia deste governo é de alterar também o regime fiscal dos casos de fornecimento de serviços do tipo Uber. Porém a Uber já debita IVA , pois já é emitida uma fatura eletrónica por cada serviço.

Talvez eu esteja a inventar um pouco. Porém, se não é assim o que foi combinado, deveria ser!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s